sexta-feira, 30 de julho de 2010

FRANÇA E SUA CAPITAL PARIS

A França ou República Francesa é um país localizado no continente europeu. A nação possui uma população de aproximadamente 62,3 milhões de habitantes distribuídos em um território que ocupa 551 500 km².

A França está entre os países mais ricos e desenvolvidos do mundo. Na Europa, ocupa o terceiro lugar entre as economias do continente, superada somente pela Alemanha e o Reino Unido. No âmbito global, é a sexta economia, superada pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, República Popular da China e Reino Unido.

A capital, Paris, exerce um importante papel na Europa, inclusive, é uma das mais populosas (com 2,1 milhões de habitantes) do continente. Além disso, é considerada uma cidade global, ou seja, uma das mais importantes do mundo.

A economia francesa é uma das mais fortalecidas do mundo, seu parque industrial é bastante diversificado, atua na fabricação de automóveis, aviões, peças, produtos químicos e alimentos. Além da indústria de tecnologia de ponta, que fabrica produtos de informática e suprimentos, artigos eletrônicos e armamentos.

A França é o país de origem de várias empresas multinacionais, entre as quais podemos citar: Accor, Air France, Air Liquide, Alcatel, Alstom, Areva, Aventis, Axa, BNP Paribas, Bouygues, Carrefour, Champion, Citroem, Danone, EDF, ELF, FNAC, France Telecom, Leroy Merlin, Michelin, Peugeot, Renault, Saint- Gobain, Suez, Thales, Thomson, entre outras.

Além do setor industrial francês, outra importante fonte de receita é o turismo. Anualmente, a França recebe cerca de 70 milhões de turistas, que “injetam” bilhões de dólares na economia.
Dentre os inúmeros produtos de exportação estão os vinhos e os perfumes franceses, que são famosos em todo o mundo.
agricultura, o país se destaca na produção de trigo, batata doce, milho, cevada, uva, batata, frutas, aveia, girassol, hortaliças, beterraba, tabacos e vinhos. Na pecuária, as principais criações são de bovinos, suínos, ovinos, caprinos, além dos pescados, como bacalhau, badejo e sardinha.

No extrativismo mineral, o país se destaca na produção de carvão, ferro, sais de potássio, bauxita, zinco, chumbo, ouro, petróleo, gás natural, gipsita e aço.

A população francesa possui uma boa qualidade de vida, apresenta bons indicadores sociais, além disso, a renda per capita é uma das melhores do mundo. A constituição francesa concede o direito de culto no país, assim, são praticadas diversas religiões, dentre elas: catolicismo (maioria), agnosticismo, ateísmo, islamismo, protestantismo e judaísmo.

O idioma oficial é o francês, no entanto, línguas minoritárias são faladas no país, como o catalão, bretão, corso, ocitano, provençal, franco-provençal, basco e o alsaciano.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cristo Redentor - Rio de Janeiro

Um dos mais belos símbolos de Río de Janeiro é uma estatua localizada no morro do corcovado no Rio de Janeiro é considerada a maior estatua em estico art déco do mundo. Mede 38 metros de altura (incluindo seu pedestal de 8 metros), pesa 1.145 toneladas e mede 28 metros da extremidade de uma mão à outra e esta a uma altura de 709 metros sobre o nível do mar. Sua inauguração deu-se no dia 12 de outubro de 1931, dia que também se comemora a Nossa senhora da Aparecida padroeira do Brasil. Sua construção demorou quase cinco anos e recentemente foi reformada.
A construção de um monumento religioso no morro do Corcovado foi sugerida pela primeira vez em 1859 a Princesa Isabel, naquele então o Brasil ainda era una monarquia. Somente em 1921 quando se avizinhava as comemorações pelo centenário da Independência do Brasil foram apresentadas propostas serias sobre a construção da estatua. Na ocasião foram construídas duas estradas, uma de ferro e outra rodoviária para facilitar o envio de material para a construção.
A estatua é hoje Patrimônio Histórico Nacional . No ano de 2003 foi feito um conjunto de obras de grande importância quando foi inaugurado um acesso para facilitar os idosos e deficientes físicos através de escadas rolantes e elevadores facilitando assim a subida da plataforma onde se eleva a estatua. Hoje em dia o Cristo Redentor e um símbolo de todos os Brasileiros é principalmente um símbolo de devoção para milhões de católicos no Brasil.
Já é possível desde 12 de outubro de 2003 realizar casamentos, batizados e celebrações de ritos católicos utilizando a capela de Nossa Senhora de Aparecida, na base da estátua.
No dia 7 de julho de 2007, em uma festa realizada no estádio da Luz em Portugal, o Cristo Redentor foi incluído entre as sete maravilhas do mundo moderno. A votação foi baseada em votos populares (internet e telefone), votação esta que ultrapassou a casa dos cem milhões de votos. O Cristo Redentor segue sendo um dos maiores cartões postais do Brasil, podendo agora ser visualizado como umas das maravilhas do mundo. Estima-se que o número de visitantes que hoje e de um milhão de pessoas por ano deva aumentar em um 20%.

O turista que visitar o Cristo Redentor pode sair de lá com vários souvenires que são oferecidos em diversos pontos de venda. Os mais procurados são as camisetas com fotos da escultura, as miniaturas em gesso ou madeira também são muito procuradas, bem como chaveiros, pratos e copos. Alem pousar para fotografias, pode-se visualizar quase todo o Rio de Janeiro, e suas belíssimas praias.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

ANGRA DOS REIS E SUAS CACHOEIRAS




Banqueta

Fica num bairro rural da Região de Angra e possui alguns poços para um banho de águas geladas. Em alguns poucos pontos pode-se encontrar algumas quedas mais acentuadas. Proporciona bons passeios de moto ou montain bike, a natureza é exuberante.


Caputera

São vários rios de água abundante e limpa com alguns pontos de queda d’água. Alguns desses pontos possuem grandes poços onde se instalaram bares e outros serviços. Um passeio interessante é subir as corredeiras a pé, procurando pontos menos concorridos. São muitos.

A entrada fica ao lado do terminal petrolífero da Petrobrás, a 20 km do centro de Angra.

Ariró

Alguns rios que descem da serra do mar. É um "bairro" residencial rural de Angra com algumas casas de campo de famílias de Angra e do Rio de Janeiro. É muito tranqüilo possuindo alguns pontos para banho com serviço de bar.

A entrada fica, para quem sai de Angra em direção a Santos, algumas curvas depois da grande reta que se segue após a entrada para Lídice e Barra Mansa. Não existe muita sinalização, o melhor é procurar uma entidade turística local para guia-lo.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Florianópolis, SC

Capital de Santa Catarina é o destino preferido de muitos brasileiros quando o assunto é o Sul do País. Argentinos também costumam “invadir” a cidade para curtir suas belas praias. Descubra o que esse lugar cheio de magia tem a oferecer para seus visitantes.

Carinhosamente chamada de Floripa por muitas pessoas que costumam visitá-la e até pelos seus moradores, e também de Ilha da Magia, Florianópolis é uma cidade cheia de charme. Como se isso não bastasse, a cidade ostenta o título de a melhor qualidade de vida do Brasil.

Em Florianópolis o moderno se une ao histórico, em uma combinação harmoniosa também com as inúmeras belezas naturais. A oferta de praias chega a ser um exagero. Ou um “prato cheio” para os amantes da natureza e suas belas paisagens.

Principais atrações

Praias

Quem não gosta de praia certamente não vai ver tanta graça em Florianópolis. Elas podem até não ser as únicas atrações da cidade, mas com certeza são as “estrelas” para os turistas que visitam a capital catarinense. Tem praia para todo tipo de visitante, afinal, elas são mais de quarenta. Quem preferir praias com toda a infraestrutura pode ficar tranquilo, assim como os que forem atrás de praias semidesertas. Entre as mais badaladas estão a Praia da Joaquina, Praia Mole, Jurerê, Lagoinha, entre tantas outras. Na Praia da Galheta, onde chega-se depois de uma trilha de 300 metros a partir do norte da Praia Mole, o naturismo é opcional

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é um dos points de Floripa. Ela atrai não apenas turistas, mas também atletas de windsurfe, vela, kitesurfe, jet ski, entre outras modalidades, que escolhem o local para se exercitar. A temperatura média de 27ºC das águas durante o verão atrai muita gente para lá. Durante a alta temporada, no entanto, recomenda-se checar os relatórios de balneabilidade. O bairro que leva o nome da lagoa é o ponto turístico mais agitado da cidade, com inúmeros bares e restaurantes badalados. A noite mais agitada da cidade fica lá. É comum ter luau na Ponta da Areia, com shows de bandas locais.

Ponte Hercílio Luz

À noite, quando a Ponte Hercílio Luz é acesa, ganha vida o maior cartão-postal de Florianópolis. A ponte está interditada para carros e pedestres desde 1982, mas ainda é a cara da cidade e ostenta o tombamento pelo Patrimônio Histórico e Artístico. A Avenida Beira Mar, em suas imediações, é um ponto movimentado da capital catarinense, repleta de bares e restaurantes.

Mirante Manoel de Menezes

O mirante fica no Morro da Lagoa e oferece uma das mais belas vistas de Florianópolis. Em dias mais claros, é possível ver até o mar das praias da Joaquina e Mole. Boa parte da Lagoa da Conceição é garantida!

Mirante Ponto de Vista

Oferece exatamente a visão oposta a do Mirante Manoel de Menezes. Fica no alto do Morro da Barra e funciona das 10 às 19h30. No local há loja de artesanato e conveniência.

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche, em frente ao Pontal do Campeche, é o mais importante sítio arqueológico de Florianópolis. Há cerca de cinco mil anos, tribos primitivas viveram no local, comprovando a sua existência através da maior concentração de inscrições rupestres de Santa Catarina. Boa parte das inscrições foi dinamitada por caçadores de tesouros, mas ainda há muitos sinais gravados nos paredões de diabásio-preto, na parte oeste da ilha, na Praia do Mar Grosso. Uma das grandes atrações da Ilha do Campeche é o Morro do Norte, ponto mais alto do local, com 85 metros. Mas o passeio, que dura cerca de três horas, mostra muitas outras paisagens. Ele começa na Praia da Armação e Praia do Campeche, e termina na Ilha do Campeche. A trilha que faz o contorno na ilha é facultativa.

Centro histórico

Uma voltinha pela Praça XV de Novembro e arredores garante visitas aos casarões, além de uma ida ao Mercado Público Municipal. Ali ficam bares dos mais variados estilos e as manhãs de sábado costumam ser animadas por lá.